Levando a Amazônia à Assembleia Geral da ONU: 1.000 drones iluminam o céu de Manhattan, pedindo ao Brasil que salve a Amazônia
Às vésperas do discurso de Lula, 9 milhões de pessoas ao redor do mundo pedem que o Brasil estabeleça metas claras para proteger a Amazônia, evitando um ponto de não-retorno. A iniciativa destaca a crise na Amazônia como uma emergência climática global
O espetáculo aéreo animou o céu de Nova York: um boto-cor-de-rosa nadando sobre o horizonte de Manhattan, uma imponente sumaúma, uma das maiores árvores da floresta tropical, emergindo dos arranha-céus; além do mapa do Brasil e de um globo em chamas com o aviso "Se a Amazônia queima, o mundo queima" estão entre algumas das imagens impactantes trazidas pela Avaaz.
Diego Casaes, Diretor de Campanha da Avaaz, diz:
"Não importa onde você more no mundo, a floresta amazônica está protegendo você, e se essa floresta cair, todos nós caímos com ela. É por isso que 9 milhões de pessoas ao redor do mundo estão pedindo ao Presidente Lula e aos demais líderes mundiais que vieram a Nova York que se comprometam a proteger esta floresta a todo custo. A Amazônia só estará segura quando houver um compromisso de acabar com o desmatamento, a mineração e a exploração de petróleo que devastaram esse coração do nosso planeta, bem como a garantia dos direitos territoriais dos Povos Indígenas.
Txai Suruí, líder indígena nomeada entre os 100 jovens líderes em ascensão pela Revista TIME, que se juntou à campanha da Avaaz, diz:
"O destino da Amazônia é o nosso destino. Onde quer que estejamos, esta floresta desempenha um papel crucial em nossas vidas, ajudando a regular o clima global. Estamos todos envolvidos em uma teia de interdependência que nem começamos a entender."
Mais de 9 milhões de pessoas ao redor do mundo se juntaram à Avaaz e à ativista Txai Suruí em uma campanha para exigir que os líderes mundiais adotem proteções vitais para a Amazônia e seus povos, conforme orientações científicas.
O espetáculo de drones integra o The Projecting Change NYC Drone Show , organizado pelo Projecting Change em colaboração com a Avaaz, Eat Differently, The Ford Foundation, Nova Sky Stories e The Oceanic Preservation Society , visando conscientizar sobre a crise climática e inspirar ações em grande escala. The Projecting Change NYC Drone Show foi dirigido pelo vencedor do Oscar por " The Cove " e diretor do Projecting Change , Louie Psihoyos, e co-produzido pelo CEO do Projecting Change , Christopher Lejeune. Os drones são operados pela Nova Sky Stories , empresa líder em experiências de shows de drones, fundada pelo empresário Kimbal Musk.
Fotografias gratuitas para uso editorial estão disponíveis neste link.
Vídeos para uso editorial livre estão disponíveis aqui, incluindo imagens impressionantes gravadas a partir de um drone, e sonoras de Diego Casaes, Diretor de Campanha da Avaaz, em inglês e português.
Por favor, veja aqui um briefing para jornalistas com informações sobre as questões mais importantes em jogo durante a Assembleia Geral da ONU.
Para mais informações e entrevistas, contate:
luciana@avaaz.org e will@avaaz.org
WhatsApp da equipe de mídia no local: +1 (571) 621-2896 e +1 646-628-1210.